Ads 468x60px

Labels

Proteja seu filho contra os raios solares

Quem trabalha, estuda ou gosta de publicidade, sabe que estamos na efervescência do 53º Festival de Cannes. Um pouco de história. Segundo Carlos Franco do Estadão, o Festival Internacional de Publicidade de Cannes nasceu do desejo de exibidores de cinema de ampliar a receita com publicidade, temendo, no início da década de 50, que um novo e então incipiente meio de comunicação, a televisão, pudesse comprometer o negócio da exibição de filmes.

Em 1950, alguns exibidores começaram a se reunir informalmente para trocar experiências e impressões sobre a publicidade nos cinemas, que queriam fomentar. Três anos depois esses exibidores criaram a SAWA (Screen Advertising World Association), uma entidade sem fins lucrativos com a chancela de grandes exibidores. A mostra, sem caráter competitivo, fez grande sucesso. Diretores de cinema, como Federico Fellini, que temia a concorrência que a televisão viesse a fazer ao cinema, aplaudiram a iniciativa, assim como atores e atrizes.

Em 1954, por sugestão do exibidor italiano Massimo Momigliano, da Sipra, uma empresa de comerciais de cinema associada à SAWA, o festival passou a ser competitivo, com a premiação dos três melhores comerciais. O troféu virou uma réplica do famoso leão alado de Veneza, símbolo da praça São Marcos e dos duques de Veneza.

O primeiro leão de ouro da publicidade brasileira veio em 1974, com o filme "Homem com mais de quarenta anos", criado por Washington Olivetto, pela Lintas, para o Conselho Nacional de Propaganda. Desde então, o Brasil vem de destacando pelo grande número de prêmios. Inclusive, agências como DM9DDB e F/Nazca Saatchi & Saatchi, já tendo conquistado o prêmio de Melhor Agência do Mundo no festival.

A 53º edição terminou há poucas horas atrás. Nesse ano o Brasil conquistou 29 Leões. Nove em internet (quatro Ouros, dois Pratas e três Bronzes), cinco em Press (um Ouro e quatro Bronzes), cinco em Radio Lions (dois Pratas e três Bronzes), quatro em Outdoor (dois Pratas e dois Bronzes), um de Prata em Midia e um de Prata em Marketing Direto. Os brasileiros também conquistaram Ouro na categoria Cyber do Young Creatives, com Domenico Massareto (Africa), Caio Mattoso (DM9DDB) e Silvio Medeiros (JWT).

Os brasileiros são feras, mas três peças criadas pela agência Ogilvy & Mather Santiago, do Chile, me chamaram atenção.




Vencedoras do Leão de Ouro na categoria Impressa e Bronze na categoria Outdoor, as peças divulgam o novo protetor solar da Photoderm. Com ele seu filho brinca no sol como se fosse noite. Existe algo mais simples que isso?


Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

 

Histórico

2016 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2015 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2014 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2013 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2012 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2011 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2010 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2009 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2008 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2007 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2006 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2005 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

Marcadores